domingo, 15 de julho de 2007

O Petróleo é nosso


Por que esse custo tão alto para a gasolina ? O primeiro poço de petróleo foi construído na cidade de Lobato, Bahia, em 1939. De lá pra cá o Brasil se tornou especialista na prospecção de petróleo, tanto que em 2006 se tornou auto-sustentável, VIVA! o petróleo é nosso, pena que com a péssima gestão política dos últimos anos e provável incompetência, diga-se de passagem o Brasil não tem força de refino.

Mas afinal, o que fazem com "nosso" petróleo? Exportamos! VIVA! exportamos para países desenvolvidos e compramos petróleo refinado( gasolina), êÊÊ! vendemos banana e compramos doce! Além de tamanha inteligência, o Brasil, não estoca em imensos containers como faz nosso muy amigo Estados Unidos. Bravo discurso de combustíveis alternativos, mas não esqueçamos que a maioria dos produtos que está disponíveis a nossa mão, são derivados do petróleo, copos, garrafas pet, vosso mouse, que está à mão, camisinhas , entre muitos...

Hoje, como vários dias, me aborreci com a porcaria do preço no nosso cartel* de combustíveis , que todos fingem não haver, porque foi criado um terceiro digito, não-oficial para dá a nossos humildes donos de postos a livre concorrêcia, percorri, 20km, pra descobrir que entre 6 postos, o preço era bastante diferente, no primeiro 2,599 , no segundo 2,593 , e por aí foi, até o "milagre" de encontrar um preço "justo" 2,560, ô glória, viva, 3 centavos, pensei logo em comprar um presente para minha mãe, com tamanha economia.

Gostaria de lembrar a vocês, que nosso querido governo, que nos ver como uma grande familia, familia essa que não esquece dos humildes usineiros, aumentou a quantidade de alcool-combustível na porcentagem que leva na gasolina, de 23% para 37,5 %, isso representa um maior consumo, haja vista que o alcool é mais volátil que a gasolina e também lembrar que só é necessário apenas 3% de alcool nessa mistura. Agora vamos contabilizar tudo isso! Usineiro + Gasolina (já refinada, importada em sua maioria) + Impostos + Frete + Trânsito( sim! o trânsito, some todos os minutos gastos, que você enfrenta no caos urbano), isso tudo reunido = você eleitor e consumidor!

*car.tel
s. m. 1. Dístico, legenda. 2. Econ. Acordo entre empresas produtoras, as quais distribuem entre si os mercados, com monopólio, mas sem concorrência

Nenhum comentário: